Nesse projeto, nossas crianças tiveram a oportunidade de brincar de supermercado. As famílias colaboraram, trazendo de casa as embalagens, em seguida, as crianças puderam refletir sobre a organização de um supermercado, se todos os produtos poderiam ficar juntos, sobre como é no supermercado de verdade e como poderiam organizar o próprio supermercado. Após a seleção e organização dos produtos, elas foram divididas em grupos onde ora seriam caixas, ora poderiam comprar sendo clientes. Aprenderam que para fazer suas compras é necessário planejar o que vai comprar, cada criança recebeu determinada quantia de dinheiro (de brinquedo), e foram ao supermercado realizar suas compras do mês.
Observamos que as crianças, além de gostarem de brincar com dinheiro e fazer compras, conseguiram refletir e observar a importância de se organizar para ir ao supermercado, de fazer bom uso do dinheiro e de comprar somente aquilo que e necessário. Elas demonstraram grande envolvimento desde a coleta de embalagens até o momento da brincadeira. Brincar de supermercado… Brincar de fazer compras… Simular a utilização de dinheiro, identificar rótulos dos produtos, elaborar e registrar lista de compras, conhecer as placas de estacionamento, respeitar as pessoas…todas essas situações de aprendizagem favorecem e desenvolvem, de forma lúdica, a autonomia, a possibilidade de escolha, a relação de troca dinheiro por produto, além de importantes conceitos matemáticos e linguísticos. A construção de conhecimentos com base no contexto em que se vive, permite que a criança aja, interaja, interprete a realidade, aprenda e atribua significado ao que aprendeu. Fazer compras no supermercado “Mundo das Palavras” foi uma experiência super legal e vivenciar indo até um supermercado fora da escola, foi uma atividade bem proveitosa!